sexta-feira, 23 de outubro de 2015

SERIADOS DE CHESPIRITO: VIOLENCIA E PIADA ADULTAS
antes de tudo quero dizer que sou fã ardoroso dos seriados de chespirito, mas quero olhar o outro lado da "moeda chespiritiana", nem por isso vou deixar de ser fã, e nem por isso recomendo a vc que pare de ser:

Episódios Violentos - esse é um fator considerado polêmico até o dia de hoje. Muitos discordam de muitos episódios terem saído do ar por serem considerados violentos para as crianças. Um grande exemplo disso é o episódio "Quico Doente - Versão 1", onde a cena violenta seria a martelada que o Quico tenta dar no Chaves, mas que acaba acertando no Seu Madruga.

Fato ou boato?
Antes de ser feita essa pergunta, primeiro deveria perguntar se a parte violenta estava na martelada que o Seu Madruga levou ou a intenção de uma criança (Quico) dar uma martelada em outra criança (Chaves).

Na terceira parte de "Seu Madruga Sapateiro", Chiquinha dá uma martelada no Quico. Duas crianças e o SBT não tirou esse episódio do ar. 

E em "Mal-entendido - Versão 2", Chiquinha dá duas tijoladas no Quico de poprósito. "O Cãozinho da Dona Clotilde - Versão 1", sim, saiu do ar; mas não deve ter sido por o Chaves quebrar um "pau" na cabeça do Quico, mas sim por já estar exibindo outra versão desse episódio.

Continuando, o fato de Chaves jogar fora todos os remédios na cara do Seu Madruga (estava desmaiado lá fora por causa da martelada) e no último vidro que o Chaves esvazia na cara do Seu Madruga e esse levantar-se, preparando (talvez) para dar um cascudo, o Quico avisa ao burro do Chaves que era para jogar fora só os remédios, a urina pra exame não. Seu Madruga cai duro no chão.

Aí a desculpa agora seria para evitar de as crianças não brincarem de jogar e/ou tomar urina, imitando a cena do Chaves. Uma vez que esse líquido salgado {as substâncias contidas na urina [água, uréia, ácido úrico e cloreto de sódio (fórmula do sal / o que faz deixá-la salgada)] são as mesmas contidas no suor} pode colocar a saúde em risco a quem experimentar tomar dela.
 as crianças de hoje em dia não são tão Quico assim para experimentar por curiosidade (nunca tive essa curiosidade na minha meninice).

Alias, o Seu Madruga caindo como se tivesse morto  foi um exemplo de que aquilo faz mal e que ninguém, absolutamente ninguém, deve experimentar esse líquido por nada.
Passemos para o próximo episódio!

A primeira parte de "As Novas Vizinhas - Versão 1", a parte violenta teria sido Chaves e Seu Madruga deixarem queimar seus dedos (a ponto de ficarem vermelhinhos) por terem visto a Glória e a Paty passarem na escadaria (como as mulheres fazem as cabeças dos homens, heim, hehehe), mas o que dizer do balde de tijolos que Seu Madruga leva na cabeça por o Chaves ter confundido com o balde d'água? Na versão 2 e 3 termina aí, mas na primeira versão, o Seu Madruga reboca a parede da casa da Glória, com a cara toda enfaixada e ainda leva um beijo da Glória, que o faz cair da escada em cima do tanque 

A desculpa desse último fato seria de as crianças não brincarem de jogar tijolos e depois dizer que se enganou?
Até que não porque a versão 3 tem o mesmo final.
Mas como só na versão 1, tem o complemento  acima, seria então para não brincar de cair da escada, depois de um beijo?
 essas cenas são mais comuns nos episódios do Chapolin. Exemplo, o advogado se atirando da janela no episódio do Botina, o Carlos caindo da escada trocentas vezes quando um idiota abre a porta no episódio dos Aerolitos.
Vamos ao próximo
!
Em o "O Revolvinho do Chaves", que teria sido exibido apenas uma vez quando teve a enchente nos estúdios do TJ Brasil, teria sido censurado também por Chaves estar com uma arma, mesmo que de brinquedo. Tudo bem, hoje em dia é proibido vender revólver de brinquedo, por dizerem que persuade o roubo.
Mas e o episódio "As Bombinhas da Chiquinha"?
Quico tem um rifle de brinquedo. O brinquedo era inofensivo. O que não foi inofensivo foram as bombinhas da Chiquinha. Quico e Chaves engoliram as bombinhas pensando que eram balas. Quico pensa que são chicletes com sabores explosivos, Chaves pensa que o almoço lhe fez mal.
Se uma criança brincasse de engolir estalinhos?

Se existe um episódio que o chavesmaníaco dá razão ao SBT  tê-lo engavetado por anos e exibi-lo somente em 2012  é "Peixe Cru faz Bem pra Memória - Versão 1". Quem já  assistiu, sabe porque. Seu Madruga mata injustamente o gato da Dona Florinda (e não é o Professor Girafales). Quem ouvir esse episódio no áudio original, vai ouvir o gato miando pelas espadadas recebidas pelo Seu Madruga (é quase certo que foi o Carlos Villagran que fez o gato miando).
Eu quando tinha 6 anos, chorava quando via um gato sendo morto em acidente nos filmes, imagina as crianças vendo um gato sendo morto de propósito injustamente. Quem via Seu Madruga a partir desse episódio, poderia tomar raiva dele a partir disso, assim como muitos de nós tomamos raiva da Dona Florinda, quando começa a bater no Madruguinha  injustamente.

E agora vamos para uma entremés!
Na entremés "Os Balões Levam o Chaves" não vi nada que se pode ser considerado violento. Dizem que o fato de Chaves sair voando nos balões podem fazer uma criança fazer isso da janela.
Esperem!
Se uma criança fosse fazer isso, ela não vê que até o momento que chegou na janela, não voou para o teto? Como até a janela segurou os balões sem voar? Se for um parente distante do Quico, está explicado.


Piadas com Outras Intenções - 
Dizem que as piadas das séries Chespirito eram  adultas, mas comparando com as piadas de hoje, as de Chespirito podem ser consideradas infantis nos dias de hoje.
Mas isso não vem ao caso, já que foram exibidos poucos quadros das séries de Chespirito (Clube do Chaves) aqui no Brasil.

O Regresso da Chiquinha - Chiquinha atira chumbinhos com a zarabatana na Dona Florinda e ela pensa que Seu Madruga colocou o dedo no que toda mulher tem.


As Novas Vizinhas parte 4 - Quico desmaia com um beijo da Paty e quando ele foi contar o que sentiu quando estava  desmaiado, disse que sentiu coisas inapropriadas para a sua idade. E depois ele é burro, não é? Se você não entendeu o que o Quico sentiu, quando você tiver namorando (ou ficando), você vai saber.
em relação a essa última, é muito comum piadas do tipo até na Turma da Mônica, que sempre foi contra a pornografia infantil.

Exemplo disso é uma história do Chico Bento:
A Rosinha estava passeando pelo campo, quando chega próximo a moita (não foi exatamente nessa ordem, to contando com minhas palavras):
Chico: o meu é mais maior!
Zé da Roça: Que nada, o meu pintinho é maior e bonito.
Hiro: Só se for depois do meu.
A Rosinha começa a ficar envergonhada. O Chico aparece:
Chico Bento: Rosinha, que bão que ocê tá qui!
Rosinha: ocês não tem vregonha de querer saber quem tem o pintinho mais grande e mais bonito?
Chico Bento: Vregonha pru quê? Tava pensando em chamar ocê para avaliar os nosso pintinho.
Rosinha: E AINDA OSA ME CHAMA PRA OIAR ISSO!
Chico Bento: Qui qui tem? Nós vamu participa duma competição de aves, e tamu percisando de arguém pra jurgá. 
Aí que caiu a ficha dela.
Que mente poluída tem a Rosinha, não?
E vocês sabiam que quando não encontra pêlo no ovo, os internautas criam?
Como?
Por meio de episódios redublados:[SE FOR MENOR DE 18 ANOS NÃO LEIA ESTA PARTE DO POST]

Engenheiro Camin é Flagrado no Zonão (trecho de Dr. Zurita) - O Engenheiro Camin, desesperado, liga para um bordel. Mas já tem gente esperando (o Chapolin no outro lado da linha).
Aproveitou-se da cena em que o Engenheiro Camin estava desesperado porque a sua esposa vai ter um filho, e redublaram com o que eu citei acima.

Rainha da Branca de Neve é Traveco (trecho de A História da Branca de Neve) - O Traveco pergunta se tem mulher mais arrombada do que ela, e o espelho afirma que não.
A Rainha pergunta ao espelho se existe mulher mais bonita do que ela. Aproveitaram a cena em que o espelho anuncia a propaganda e colocaram o espelho dizendo que esse é o tamanho do membro genital.


O Bacanal da Vila (Tocando Violão) - Seu Madruga acerta o violão no Quico e a Dona Florinda toma da mão dele para satisfazer seus desejos sexuais.
A dublagem nessa cena foi  sem noção. Na verdade a Dona Florinda toma o violão para Seu Madruga não bater no Quico com ele de novo e fala pra ele que se quiser de novo o seu violão, vai pegar com a tua vó. 

Chiquinha Libera Geral (trecho de Invisibilidade, Versão 2) - A Chiquinha libera tudo para o Chaves e o Quico e ensina como vai fazer.
No episódio ela ensina a fórmula para ficar invisível, e o ingrediente final são os três pêlos de gato preto. Mas até que na redublagem deu pra enganar.


Héctor Baunilha (trecho de Um Astro Cai na Vila) - Hector se encontra com a Bruxa, que pede para passar a mão em seu seio.
Essa cena escapuliu, mas não foi nada disso não. Bem bolada, não vou mentir.


Chaves, o Grande Maconheiro (A Casa da Bruxa) - Chaves dá uma lição de moral no Seu Madruga, dizendo que não se deve falar palavrão. E na casa de Tonha (Dona Clotilde) as crianças fumam o que não devem e começam a ver coisas, exemplo a vassoura que vai a procura do Chaves.
 

 

Chaves relembra Seu Madruga o que esse havia ensinado, que não se deve colocar apelidos em ninguém, por ter chamado a Dona Florinda de Velha Coroca. Que feio, Seu Madruga? E na casa da Dona Clotilde, as crianças assustadas começam a ver coisas. A vassoura voando é um exemplo disso.


Tráfico na Vila (Trecho de A Insônia do Seu Madruga) - Seu Madruga estava doidão por causa das drogas.
Na verdade o Seu Madruga estava debilitado pela insônia (por onde?). Até que foi bem feita a cena redublada.


Virgem Ainda (Clipe "Jovem Ainda" do episódio "Uma Aula de Canto") - A Pópis canta que vai pegar o Nhonho por trás, até mostra a calcinha.
De fato, foi um equívoco da produção deixar aparecer a calcinha. Mas deve ter deixado aparecer porque era uma calcinha de criança e a personagem era uma criança. Os dubladores da internet não perderam a oportunidade...

Resumindo: muitos dos fatores que fizeram com que alguns episódios deixassem de ser exibidos, são pura lorota.
Quanto às piadas,  há algumas piadas de duplo sentido sim, mas não 10 por cento carregadas de malicia como as zorras totais ou as praças da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário