sábado, 31 de outubro de 2015

MAS O QUE SÃO OS ENERGÉTICOS???
   Na linguagem culta, o termo "energético" se refere a algo relacionado com a energia ou com suas fontes. O adjetivo também qualifica os alimentos com alto teor calórico que servem para reparar os gastos de energia e suas perdas de substâncias.    Na linguagem chavesmaníaca (ou a dublagem levada muito ao pé-da-letra), energético significa inflação. Agora surge a pergunta: por quê um termo como energético, que não tem nada a ver com economia, foi designado para substituir o vocábulo inflação nos episódios do Chaves?
    A explicação pode ser esta: no cursinho, fiz a seguinte pergunta para o meu professor de espanhol:
   A palavra "Cordura" existe? Nos dicionários de espanhol eu não a encontrei.
    Meu professor sabia muito bem que eu falava sobre Chaves e a parte do excelente episódio das Pérolas onde Professor Girafales explica para as crianças que a palavra (que não é gordura, portanto não se refere ao Nhonho) significa sensatez. 
Então ele explicou que o México é o país de língua espanhola com maior número de palavras e gírias regionais. Ele inclusive disse que "cordura" é uma derivação de "cordado", que tem como significado sensatez (oh, que coincidência). Por isso algumas vezes achamos sem nexo algumas palavras ditas pelos personagens, principalmente quando a dublagem resolve traduzir como está dito em espanhol.


NHONHO, EXCESSO DE CORDURA (QUER DIZER, GORDURA)


    Outro exemplo onde os bons tradutores escorregaram, agora nada a ver com regionalismos: na música "Que Bonita Sua Roupa", deixaram que o saudoso Marcelo Gastaldi (pra quem não sabe, o grande dublador de Chespirito) cantasse "Pra Dona Clotilde só falta uma escova". Quem escuta não entende por quê Chaves canta isso, o que a Bruxa do 71 tem a ver com escova? Aí vem a explicação: no original, Chaves canta, diferenciando um pouco a letra traduzida, "La Bruja del 71 com su escoba". 
E escoba é vassoura em espanhol. Neste exato momento, o leitor aí presente deve estar soltando o já tradicional "ah, agora entendi". Essa foi uma das raras presepadas da equipe de dublagem do Chaves. Não adianta nada eles darem como desculpa que deixaram a palavra "escova" passar para que rimasse com a palavra "boba", utilizada no verso anterior da música, quando ela se refere a Pópis, já que vassoura também pode rimar muito bem com boba. Mas tudo bem, até hoje o esforço da equipe de dublagem é altamente reconhecido, já que muitas vezes as gírias e os termos regionais foram usados e eles conseguiram se sair bem, principalmente nos episódios da escola, onde transformaram a aula de história mexicana em brasileira de uma forma muito bem sucedida.







DESVENDADO O MISTÉRIO DA "ESCOVA" DA DONA CLOTILDE



    Agora que já está praticamente tudo explicado, voltemos a falar dos energéticos. Vocês já devem imaginar: essa palavra lá no México é, simplesmente, uma gíria ou termo regional para a inflação (se for, é uma gíria pra lá de esquisita)
vamos recordar dos episódios: o termo "energético" está presente em dois:

    
O Cofrinho do Seu Madruga - Nosso tradicional vocábulo entra na área quando Seu Barriga pergunta para Seu Madruga qual a desculpa que ele vai utilizar para não pagar o aluguel. Seu Madruga então entoa essa que é uma das frases mais lembradas da série: "Mas é que são os energéticos". Seu Barriga começa a rir e pergunta o que ele tem a ver com os energéticos. Naquelas divertidas discussões onde eles falam sem parar, dá pra ouvir Seu Madruga dizendo que os energéticos são a causa de todos os nossos problemas. No bloco seguinte, enquanto Chaves conta o dinheiro do seu cofrinho, ele encontra a nota de 50 que ele tomou do Seu Barriga e acha que ela é falsa, sem saber que ela foi fabricada recentemente. Chaves diz que a nota está muito mal feita e Quico diz que foram os energéticos. Chaves estranha e Quico explica que todos culpam os energéticos por tudo que acontece de errado.






POR QUÊ EU ESTOU ASSIM? FORAM OS ENERGÉTICOS!

    Refrescos (parte 2) - Aí o termo foi utilizado mais para reforçar a piada. Quando Seu Madruga é forçado a comprar os refrescos do Chaves, o moleque diz que os preços aumentaram por causa dos energúmenos. Seu Madruga corrige dizendo: "Energéticos".
    Decidi levar à tona este assunto porque notei que os sites CH não exploram este fato tão tradicional e estranho nas séries de Chespirito, 
pois quem é que, dos milhões de cidadãos brasileiros, já não ouviu a frase "Mas é que são os energéticos" e não riu? Mas vou tentar descobrir se energético é só lá no México que significa inflação, o que confirmaria o regionalismo. Senão, é mais uma peça que o Mestre dos Mestres Roberto Gómez Bolaños  nos pregou.

OBS: Se procurarem no dicionário de espanhol, não vai adiantar. Energético significa energético mesmo em português.

4 comentários:

  1. Nossa, muito obrigado pela explicação. Entendi tudo. Eu imaginava que seria uma "piada interna" ou um termo que só eles entendiam, mas agora tá explicado melhor.

    ResponderExcluir
  2. Será que "energéticos" não se refere ao preço dos combustíveis?
    Pense bem: os combustíveis fornecem energia para movimentar os veículos e quando o preço aumenta muitas coisas sobem de preço.
    Imagino o seu Madruga assistindo ao telejornal e ouvindo que a alta da inflação vem do aumento do preço dos combustíveis, daí a forma dele explicar seu problema financeiro é colocar a culpa nos energéticos.
    Digo isso com base nos dias atuais, não sei como eram os preços dos combustíveis no México à época da gravação do Chaves.
    Só mais uma teoria dentre outras que surgem sobre o seriado...

    ResponderExcluir
  3. Ja pesquisei um pouco sobre o assunto uns tempos atras. E li em alguns sites que realmente houve a "crise dos energeticos" no Mexico no periodo em que foi gravado o chaves.

    Foi um conflito em que os trabalhadores das empresas de energia e petroleo reivindicaram na justiça seus direitos trabalhistas e venceram. Apesar disso, as empresas nao acataram as decisoes judiciais. Para manter a ordem e a estabilidade, o governo, como punicao, expropriou/estatizou toda a atividade do setor no mexico, dai veio essa crise.

    ResponderExcluir