sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Presidente do Fã-Clube Chespirito Brasil revela informações bombásticas após o SBT descumprir promessa sobre episódios escondidos

 o presidente do Fã-Clube Chespirito Brasil trouxe na internet algumas informações inéditas sobre as exibições de “Chaves” e “Chapolin” no SBT. Funcionários do SBT haviam prometido levar ao ar todos os episódios que até então estavam “escondidos” nos acervos da emissora.

Depois que o SBT confirmou que o seriado “Chapolin” iria novamente sair do ar, apesar de sua ótima audiência, Eduardo Gouvea postou um novo relato, onde afirma que a mensagem que dizia que o SBT não tem interesse em esconder episódios “foi totalmente descumprida”. Assim, Gouvea disse não ter “mais motivos para acobertar ninguém” e revelou diversas informações confidenciais.

Quanto ao episódio “Quer apostar como nunca mais eu entro numa aposta?“, o presidente do Fã-Clube Chespirito Brasil contou que o SBT recuperou este episódio na íntegra, e que por três ocasiões prometeu a exibição do mesmo, mas isso não foi cumprido.

O episódio “A herança“, que já foi ao ar em canais pagos e no SBT Vídeos, pela internet, também chegou a ser prometido de ir ao ar nesta exibição televisiva iniciada em 05/01/2015. Depois, Valette Negro, como Eduardo Gouvea é conhecido, relatou sobre dois epiódios ainda mais raros do que os “inéditos citados acima e que os semelhantes que estão apodrecendo nos arquivos da emissora”.

Trata-se de “A incrível história de Sansão” e “O mistério dos Três Reis Magos“. Estes episódios sequer são semelhantes, mas estão na gaveta do SBT. Este segundo episódio, para Gouvea, é uma incógnita. “Pode se tratar do conhecido episódio em que existem três loucos que acreditam ser os reis magos ou pode ser a versão mundialmente perdida de 1972“, diz.

Valette disse não ter informações sobre os episódios semelhantes que faltam ser exibidos, e em seguida postou uma prova de que um responsável pelas exibições do SBT havia prometido que seriam exibidos episódios semelhantes do “Chapolin” em 2015. Uma vez descumprida, esta pessoa prometeu que postaria o material na internet, relata Gouvea. Mas um outro funcionário do SBT fez justamente o contrário: limou alguns episódios da lista do que ia ao ar, chegando inclusive a comparar os episódios “O anel da bruxa” com “O anel perdido“. Esta nova triagem poderia até permitir o SBT criar um novo selo de divulgação, de episódios que até então eram comuns.

 No texto, comenta sobre os desmandos do SBT, que acaba de tirar do ar um dos programas que estão tendo mais audiência na programação da emissora, muitas vezes até mais que o seriado “Chaves”, e que agora começou reprisar o seriado antes de exibir tudo que tinha no acervo para posteriormente retirá-lo do ar.

Eduardo Gouvea acompanha as séries de Chespirito desde 1992 e entrou no “meio CH” em 2003. Começou com o site Chespirito y Companhia, e após outras atividades chegou ao cargo de webmaster e colunista do Portal Chaves. Valette Negro, como é conhecido, também é presidente do Fã-Clube Chespirito Brasil, e é voz ativa em movimentos importantes para o meio, como o que lutou pela volta e estreia dos episódios perdidos e semelhantes de “Chaves” no SBT. Ele também organiza eventos e faz parte da equipe do FUCH – Fórum Único Chespirito, não mais como administrador, mas como conselheiro, tendo assim acesso às discussões que dizem respeito à moderação do fórum. Leia aqui uma conversa que tivemos com ele.

 Antonio Felipe, estudante de jornalismo e administrador do Fórum Chaves, escreveu um dossiê resumindo e explicando a trajetória dos episódios perdidos e engavetados pelo SBT, bem como os “perdidos mundiais”, não mais distribuídos pela Televisa. O artigo chama “O mistério dos episódios desaparecidos de Chaves e Chapolin” e tem a intenção de comentar mistérios que intrigam os fãs das séries CH.

 Lembram-se desta mensagem:

Eduardo, de onde vocês tiram essa ideia de que nós escondemos episódios? Isso não existe! Ao contrário, nossa vontade é de mostrar tudo o que temos aqui! Quanto a isso, há outras questões envolvidas, como a questão jurídica em relação ao passado, que está sendo organizada. Mas, por favor, definitivamente, esqueçam essa história de que o SBT está escondendo episódios dos seriados. Repito: Isso não existe!

Essa mensagem foi enviada para mim, por ninguém mais, ninguém menos que MURILO FRAGA. Como veem, ele AFIRMA que o SBT não tem interesse em esconder episódios e que as situações legais em relação ao passado estavam em andamento. Pois bem, a recente exibição de vários episódios semelhantes do Chaves que haviam sumido (incluindo um perdido há vinte e três anos), mostram claramente que a situação legal já está mais que resolvida. Logo, a palavra dada sobre o desinteresse em esconder episódios (quantas raridades foram exibidas de Chapolin nessa leva mesmo???) foi totalmente descumprida!

QUER APOSTAR COMO NUNCA MAIS EU ENTRO NUMA APOSTA?

É... chegou a hora de vocês saberem que o SBT recentemente recuperou este episódio NA ÍNTEGRA. E claro... este não tem qualquer problema para ir ao ar, visto que desde 2008 está devidamente licenciado para o SBT. E na verdade, ele chegou a ser prometido em três ocasiões. A primeira, na semana de estreia. Era para ter ido ao ar no sábado. A desculpa dada foi a de que, devido à recente recuperação, a audiodescrição não estava pronta. O tempo correu e houve uma segunda promessa que não se cumpriu e uma terceira, na semana que começaram a reprisar episódios. A série agora sai do ar e temos apenas amanhã para que o mesmo vá pro ar.

A HERANÇA

Todo mundo já assistiu a esse episódio, mas não na tela do SBT. Ele chegou até a ir ao ar no SBT Vídeos durante o Horário Eleitoral. Ele também chegou a ser prometido para essa volta de exibições e nada!

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE SANSÃO / O MISTÉRIO DOS TRÊS REIS MAGOS

Sim... Além dos inéditos citados acima e dos semelhantes que estão apodrecendo nos arquivos da emissora, dois episódios que nem ao menos são semelhantes, estão igualmente deitados eternamente em berço esplêndido. Trata-se do famoso episódio que conta a história de Sansão e Dalila (quem achava que já tinha visto no SBT, agora pode ter certeza; a chance de ter sido exibido algum dia é realmente grande, visto que está lá apodrecendo). O outro, é uma incógnita. Pode se tratar do conhecido episódio em que existem três loucos que acreditam ser os reis magos ou pode ser a versão mundialmente perdida de 1972. As imagens da minha assinatura que tantas perguntas levantaram simbolizam esses inéditos.

Infelizmente não temos informações sobre os episódios semelhantes que faltam ser exibidos.

VAI TER SEMELHANTES? SIM!!!

Além das conversas em bastidores, houve promessa PÚBLICA, pelas mãos de EVILÁSIO XAVIER de que os semelhantes de Chapolin seriam exibidos.


O OUTRO LADO

Bem... Como vocês viram, o Xavier garantiu que os episódios semelhantes seriam exibidos, mas apesar de a promessa não ter se cumprido, há outras duas histórias envolvendo-o e que vocês precisam tomar conhecimento...

E SE NÃO PASSAREM?

Bem... Vocês têm uma maneira de cobrar os episódios semelhantes de Chapolin... Em bastidores, rolou uma segunda promessa de Xavier, que agora é o momento de honrá-la... Caso o Chapolin saísse do ar “sem exibir o que queríamos”, ele pegaria tudo e colocaria na internet. E vocês devem lembrar que quando as perguntas de vocês foram respondidas, falou-se que não haveria projeto Chapolin virtual, porque ele havia se fixado na grade. Bem... Ele não se fixou na grade e não passaram as raridades. É hora de cumprir a promessa, não acham???

SALVOS PELO GONGO

A segunda questão envolvendo o Xavier, lava bastante a barra dele, mas por outro lado suja bastante a de outro...

Vocês perceberam que muitos dos “semelhantes” que vazaram na lista da ANCINE passaram em datas próximas?

- O bebê jupiteriano / O gigante
- Não seja burro, Chapolin / Morte ao Chapolin
- A vingança / A volta do Gorila

Isso não foi sabotagem do SBT para a audiência cair (muito pelo contrário), também não foi mera coincidência, nem aconteceu à toa. Isso faz parte de uma história...

Quando o Chapolin foi ao ar no SBT Vídeos, tudo ficou a cargo de Henrique Lascalla. Embora a lista de clássicos do SBT (a da ANCINE) já estar definida desde 2008 (pelo menos), Henrique quis “revisar” essa lista para eliminar os semelhantes que vazaram. E nessa brincadeira, ele fez comparações absurdas entre episódios. Chegou ao limite de perguntar se faria bem, limando “O anel perdido”, por ser SEMELHANTE a “O anel da bruxa”.

Por pouco esse episódio não entrou naquela sessão. Depois, a ideia de fazer isso foi abandonada. Maaaassss... Não por muito tempo. O Chapolin já estava com retorno previsto uns dois meses antes da estreia. E a “velha” ideia voltou a rondar. E o que aconteceu? Pegou a lista de episódios e começou a passar o rodo. A lista acabou ficando com pouco mais de cem episódios. Vejam abaixo algumas comparações que foram feitas:

- O anel perdido / O anel da bruxa
- Estranho e misterioso o caso do morto que morreu / Tripas de cera
- O gigante / O bebê jupiteriano
- A vingança / A volta do Gorila
- Não seja burro, Chapolin / Morte ao Chapolin
- O cão raivoso / O patrão é quem manda

E muitas outra mais que, como eu disse, acabaram deixando a lista final com pouco mais de cem episódios. Ao saber disso, Evilásio começou a salvar os episódios, devolvendo um por um para a lista original. O único que não sabemos ainda se ele conseguiu firmar, foi “O cão raivoso”. O último a ser devolvido foi “O anel perdido”, por isso demorou a ser exibido. E uma frase que deve entrar para a História CH, foi dita por ele: “Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”. Como veem, ele não concorda com essa separação de episódios, classificados como “semelhantes”. E o fato de eles terem sido exibidos em datas próximas, foi obra dele, justamente para mostrar que cada episódio é um episódio e que não existe essa coisa de semelhantes.

Alguns devem estar se perguntando: mas se no fim, a ideia era exibir os semelhantes, que importa essa nova triagem? Simples! Imaginem um tweet de alguém do SBT anunciando: “A partir desta segunda, material perdido do Chapolin!”, e aí, quando vamos assistir, o que passa? “O anel perdido”, “O cão raivoso”, “Morte ao Chapolin”. Ia ser o mesmo vexame de quando morreu o Bolaños e anunciaram perdidos do Chaves e passaram as dublagens e redublagens da Rio Sound 2012.

AS ESTRANHAS REPRISES

Galera, essas reprises eu já sabia que iam ocorrer, maaaassss... a princípio tinham um objetivo. Essa foi a segunda promessa não cumprida de exibição do episódio da sinuca. A ideia inicial era de reprisar o lote de 84 em ordem (já que começou bagunçado) e passar normalmente pelo episódio da sinuca. Quando houve a primeira reprise eu já percebi que algo estava errado, visto que já tinha quebrado a ordem, começando por “Cleópatra”. Foi quando comecei a tentar reclamar e todo mundo sumiu ao mesmo tempo. Dali pra cá, o Chambre e eu nunca mais conseguimos um contato sequer com qualquer um deles.

Bem... Já cumpri o prometido! Fizeram o Chambre e a mim de palhaços e agora entrego de bandeja, as cabeças de todos eles. E não só... Fizeram de bobos também, milhares de fãs espalhados pelo Brasil. A criançada estava amando conhecer a série e os episódios. Isso ficou mais que evidente no Chespirito Day.


Nenhum comentário:

Postar um comentário