sexta-feira, 6 de novembro de 2015

“Chaves Especial” estreava há onze anos


Logo Chaves Especial - vdc

No final de 2002, o SBT decidiu transmitir as séries de Chespirito em um horário alternativo. Para alguns, as séries foram usadas neste horário como tapa-buraco, após a mudança de dia de um programa musical do sábado para o domingo. Para outros, tal horário diferenciado de exibição era algo muito requintado. Eu mesmo, com meus oito anos de idade, me recordo até hoje da alegria que tinha em acompanhar meu programa de TV favorito nos sábados à noite.



Era a mesma série, a diferença era o “Especial” no nome e a exibição em horário nobre. As chamadas da atração também eram diferenciadas. Ao invés de uma chamada geral, como o padrão utilizado atualmente pela emissora, cada episódio que iria ao ar na semana em “Chaves Especial” tinha sua própria chamada, tal como se fosse um filme. Várias dessas chamadas você encontra no Youtube.



A empreitada na verdade começou com um “Chapolin Especial“. Na época, para variar, o Vermelhinho estava fora da grade de programação, e os fãs ficaram surpresos com a volta ao ar. A expectativa era maior ainda pois alguns esperavam ver na TV a segunda parte da saga de “A história de Juleu e Romieta” e alguns acreditavam até mesmo numa exibição terceira parte da saga da “Branca de Neve e os sete churin churin chun clain“. Quando o programa estreou, em 07/12, o que se viu foi na verdade as partes já conhecidas destas sagas na época, e exibições com cortes.


A partir da semana seguinte, o SBT substituiu o programa pelo “Chaves Especial“, que ficou alguns meses no ar, garantindo ao SBT a vice-liderança, muitas vezes com mais de quinze pontos de audiência. O canal de Silvio Santos costumava exibir neste programa sagas do “Chaves” (episódios com mais de uma parte), mas também transmitiu episódios de parte única e “O professor apaixonado” (1977), raro na época, exibição que foi marcante para mim. O programa não passou de 2003.

Recentemente, o SBT também exibiu alguns episódios do “Chaves” em sábados à noite, mas sem a denominação “Chaves Especial” e sem obter tanto retorno na audiência.


Quinta Comédia
Esse programa foi criado pelo SBT como "tapa-buraco", pois a emissora de Cenoura Abravanel não tinha nada para exibir no horário. O SBT transmitiu o programa em três quintas do ano de 1998, às 21h45min. O SBT até que fez uma abertura bem-feita para cada um dos episódios, anunciou bastante durante o dia as suas exibições e colocou os episódios que a emissora verdadeiramente TEM completos (sem os créditos). Veja quais foram eles e como foi a transmissão do SBT:
 
Branca de Neve e os Sete Anões

Data de exibição: 06/08/1998.
Exibição no SBT: O SBT anunciou só a história da Branca de Neve, mas mesmo assim apareceu o começo na escola, com a turma do Chaves e quando o Chapolin aparece. O SBTcortou a parte em que o Vermelhinho anuncia que a história vai continuar (corte tradicional quando duas partes de um episódio são exibidas em um mesmo dia, coladinhas). A grande decepção foi a não apresentação da terceira parte, o SBT exibiu apenas as duas primeiras (mesmo porque eles não compraram esse episódio).
 Juleu & Romieta


 
Data de exibição: 13/08/1998.
Exibição no SBT: O SBT passou cenas da segunda parte no comercial (lembrando que a segunda parte era perdida até aquele dia), e quando exibiu a série, para a alegria de todos, o SBT transmitiu a continuação da história (que sempre é encerrada no momento em que Chapolin acaricia a barba do pai de Romieta vivido por Ramón Valdez) após um longo comercial. Foi a primeira e única vez que o SBT passou o episódio, e ele estava, na ocasião, com ótima qualidade de imagem e dublagem. Outra surpresa foi o clipe muitíssimo engraçado da música "Taca La Petaca", no qual Chapolin, o vizinho de Romieta (Rubén Aguirre) e Juleu (Villagrán) cantam, dançam e tocam violão (figura acima). O episódio faz parte do lote adquirido em 1992 pelo SBT, cujos episódios só começaram a ser apresentados pelo SBT em 2006. O motivo até hoje todos querem saber...

O pintor (Leonardo da Vinci) Chapolin em Acapulco


Data de exibição:
 20/08/1998.
Exibição no SBT:  

O pintor (Leonardo da Vinci) - Foi exibido normalmente, só que foi com outra dublagem (que seria apresentada também em 2006). A engraçada frase "Ai, chuchu!" virou "Ah!, divino es!".





 
Chapolin em Acapulco - O episódio foi exibido normalmente. Tradicionalmente, o SBT sempre corta o final onde são exibidos os melhores momentos do episódio, se constituindo no filme realizado na trama. Porém, desta vez, o fim não foi cortado.

EXIBIÇÃO DE "SOMOS CAFONAS", ENTÃO COM RARAS APRESENTAÇÕES, FOI O DESTAQUE
O programa musical "Sabadão", que antes havia mudado seu nome para "Disco de Ouro", deixou seu tradicional horário do sábado à noite, indo para a hora do almoço de domingo no fim de novembro de 2002. Com isso, ficou vago o horário antecedente ao humorístico "A Praça é Nossa". Então, pra variar, o SBT resolveu recorrer ao seu mais evidente talismã, o seu principal tapa-buraco para preencher a lacuna deixada. E adivinha quem era o tal tapa-buraco? Claro! As séries de Chespirito!
Os fãs de Chespirito foram surpreendidos com o comercial anunciando um Chapolin Especial (foto acima, escrito logo abaixo "especial" em branco) para sábado, dia 7 de dezembro de 2002, às 21h20min. Os dois episódios anunciados eram o do Juleu e Romieta e da Branca de Neve. A surpresa foi geral, pois, na época, Chapolin estava fora do ar e a expectativa pela exibição da segunda parte do episódio do Juleu (apresentada uma única vez no Quinta Comédia do dia 13 de agosto de 1998) e até por uma utópica apresentação da inédita terceira parte da Branca de Neve tomou conta dos chavesmaníacos. Mas a decepção foi inevitável com a exibição apenas da primeira parte do Romeu e Julieta e das duas primeiras da Branca de Neve, como sempre. E super cortadas, ainda por cima. As críticas foram gerais, mas a audiência foi grandiosa.
A partir do segundo sábado, foi ao ar o primeiro Chaves Especial, o que gerou mais críticas dos chapolinmaníacos (Chapolin ainda estava fora da programação diária na época). A exibição dos três episódios de Acapulco (bastante editados por sinal) fez a audiência decolar, o que acarretou a permanência do Chaves Especial por uns bons meses, sempre com os episódios mutilados, mas garantindo a segunda colocação no Ibope com a marcação de mais de 15 pontos na maioria das vezes, provocando bafafá em alguns órgãos da imprensa.
Eis a sequência de todos os episódios exibidos no Chaves Especial aos sábados de noite (foram mantidos os títulos esdrúxulos dados pelo SBT para as histórias):
Data
Episódio
07/12/02
 Romeu & Julieta [parte 1]/Branca de Neve [partes 1 e 2]
 - CHAPOLIN ESPECIAL
14/12/02
 Vamos todos a Acapulco [partes 1, 2 e 3]
  - OS FAROFEIROS
21/12/02
 Os hóspedes do Sr. Barriga [partes 1, 2, 3 e 4]
 - O NATAL NA CASA DO SEU BARRIGA
28/12/02
 A grande festa [partes 1, 2 e 3]
 - O FESTIVAL DA BOA VIZINHANÇA
04/01/03
 Quem dorme com criança acorda molhado [partes 1 e 2]
 - O CACHORRINHO DO QUICO
11/01/03
 O desjejum do Chaves [partes 1 e 2]
18/01/03
 A sociedade [partes 1, 2 e 3]
25/01/03
 Seu Madruga sapateiro [partes 1, 2 e 3]
01/02/03
 Era uma vez um gato [partes 1 e 2]
 - O JULGAMENTO DO CHAVES
08/02/03
 As estatísticas [partes 1 e 2, (A perna quebrada)]
15/02/03
 O velho do saco [partes 1 e 2 (A Bola de Boliche)]
22/02/03
 O castigo da escola [partes 1 e 2, O escorpião]
01/03/03
 Ser pintor é uma questão de talento [partes 1 e 2]
 - SEU MADRUGA PINTOR
08/03/03
 Nem todos os bons negócios são negócios da China [1 e 2]
 - OS REFRESCOS DO CHAVES
15/03/03
 O despejo do Seu Madruga [partes 1 e 2]
22/03/03
 Abre a torneira [partes 1 e 2]
29/03/03
 Errar uma vez é humano [partes 1, 2, 3 e 4]
  - A NOVA VIZINHA
05/04/03
 A fonte dos desejos/
 A morte do Sr. Madruga
 -O ANIVERSÁRIO DO SEU MADRUGA
12/04/03
 O cãozinho da Dona Clotilde [partes 1 e 2]/Mal-entendido
 (versão com Seu Madruga O bolo)
19/04/03
 A carabina (segunda dublagem)/
 Isto merece um prêmio (A caricatura do Professor Girafales)/O   dinheiro perdido
26/04/03
 O Professor apaixonado
 - SOMOS CAFONAS, SIM
03/05/03
 A briga dos pombinhos 
 - A BOLA QUADRADA DO QUICO ou CHORADEIRA NA VILA
10/05/03
 Lavagem completa
 - EPIDÊMIA DE GRIPÊ/
  Um astro cai na vila
17/05/03
 O pobre adormecido (primeira dublagem)
 - O BELO ADORMECIDO/
  Uma ajuda à cruz vermelha
24/05/03
 Um banho para o Chaves/Futebol americano
31/05/03
 Os penetras/Dona Florinda abre um restaurante
07/06/03
 O restaurante da Dona Florinda/Eu sou a mosca que caiu na sua sopa
 - UM SALÁRIO PARA O CHAVES
14/06/03
 O sonho que deu bolo
 - SONHOS NO RESTAURANTE/O BOLO (VERSÃO RESTAURANTE)
21/06/03
 Caça ao rato [partes 1 e 2]
 - RATOS NO RESTAURANTE (O último Chaves especial exibido)
Chaves ficou ausente nos sábados por quase dois meses até voltar no dia 16 de agosto de 2003 às 22h. Na época, a série estava fora da programação diária. Desta vez, a série voltaria sem o "Especial" no nome, apenas com o tradicional "Chaves". A abertura apresentada passaria a ser a da contagem regressiva. A do "Chaves Especial" era essa abaixo (sem o "Especial" escrito), com as vinhetas dos intervalos sendo as mesmas das exibições diárias, com a lupinha e o logo do Chaves parecido com o do Clube do Chaves, porém sem a palavra "Clube do" acima e com um "Especial" escrito embaixo da palavra "Chaves" (que, obviamente, ficou mais centralizada no losango). E os episódios seriam exibidos na íntegra.
O destaque do Chaves Especial ficou por conta da exibição do raríssimo episódio "Somos Cafonas Sim" (que hoje não é tão raro assim, isso porque talvez o episódio faça parte daqueles ex-perdidos que tiveram suas imagens remasterizadas) no dia 26 de abril. Quem estava com o vídeo disponível no dia teve sorte.
A quase um ano da estréia do Chaves Especial, a série foi cancelada novamente aos sábados no dia 29 de novembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário