sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Como todos nós sabemos, o personagem Jaiminho (Don Jaimito, no original) (interpretado por Raúl “Chato” Padilla) foi apresentado ao público, em 1979, para substituir Ramón Valdéz (Seu Madruga) e Carlos Villagrán (Quico) no programa, após as saídas destes. Ele teve sua primeira aparição no episódio: “Nasce uma Bisavó (1979)”.

Durante dois anos (1979 e 1980), nosso querido carteiro trabalhou arduamente com Chespirito, participou de muitos quadros, e substituiu (se é que é possível) da melhor maneira o Seu Madruga e Quico. Mas em 1981, Ramón Valdés (Seu Madruga) resolveu voltar ao Programa, e Jaiminho perde o seu espaço nas séries. Será que não havia espaço para os dois no seriado Chaves? É a indagação de muitos fãs.

No entanto, Ramón Valdés atuou apenas na temporada de 1981, e sai do programa definitivamente no final do mesmo ano. A partir de 1982, Raúl Padilla (Jaiminho) retorna ao elenco CH, e trabalha com Chespirito até 1994, ano de sua morte. Na sua 2ª passagem pelo Programa, algumas mudanças aconteceram em seu perfil: Ele passa a residir na vila, no apartamento 24 (a casa do alto da escada), e é alvo das cantadas de Dona Clotilde. A intenção de Chespirito era deixar o caráter de Jaiminho, o mais próximo de Seu Madruga.

O episódio que marca o retorno de Jaiminho à Vizinhança em 1982, é bastante interessante, pois nele é revelado o nome completo do carteiro. Gostaria de apresentar um rápido resumo do mesmo: “Seu Barriga chega à vila falando do novo vizinho do apartamento de cima. Todos ficam curiosos em saber quem é este senhor, e as mulheres ficam preocupadas em saber se ele é ou não é um homem ‘bonito’. Ao mesmo tempo, Jaiminho fica encarregado de trazer a bagagem do Sr. Garabito, o novo morador da vila. No final, para espanto de todos, Jaiminho revela ser ele o novo inquilino, e seu verdadeiro nome: Jaime Garabito”.

Raúl “Chato” Padilla (Jaiminho) não foi somente um excepcional ator, mas também possuía um belíssimo caráter. Apesar dessas idas e vindas ao Programa Chespirito, quando Bolaños precisou dele, ele sempre se dispôs a ajudar. Após ficar um ano longe das séries, prontamente ele voltou em 1982, e esteve ao lado de Chespirito até o fim de sua vida. Sem dúvida, se ainda estivesse vivo, conservaria uma bonita amizade com ele. Raúl Padilla (Jaiminho), é um ótimo exemplo de compromisso, responsabilidade, e sobretudo, de bom coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário