A instabilidade de Chaves e Chapolin no SBT
Na definição das palavras ‘coringa’ e ‘tapa-buraco’, Chaves e Chapolin poderiam constar como significados. O SBT trata os seriados desta forma, como um simples trunfo para aumentar a audiência da emissora. Há algum tempo, o SBT vive uma intensa crise de audiência, perdendo vários pontos para a emissora da Igreja Universal, a Rede Record.
Com inúmeros fracassos na programação, Silvio Santos sempre recorre a Chaves, principalmente, para tapar o buraco deixado pela atração que não teve sucesso. Entre 2003 e 2013, Chaves entrou no lugar de diversos programas como: Programa Cor-de-Rosa, Falando Francamente, Olha Você, SBT São Paulo, Roda a Roda Jequiti, Jornal da Massa, entre muitos outros.
13 de agosto de 2000. Chapolin deixa de ser exibido após 16 anos de exibição. Volta em 2001, mas apenas para algumas cidades, pois o seriado é exibido desde então em horários destinados a programação local das afiliadas.
De lá pra cá, foram idas e vindas na grade de programação. Os CHmaniacos passaram a ter várias surpresas a partir de 2005, com a exibição de episódios até então inéditos. Graças a popularização do YouTube no ano seguinte, os telespectadores que não podiam conferir em suas cidades tiveram a grande oportunidade de apreciar “novos” episódios.
Após anos de exibição constante, Chaves parece ter perdido o fôlego que tivera até pouco tempo atrás, quando chegava a liderar, batendo a Rede Globo. O motivo seria a exibição feita pelo SBT, que corta episódios, e exibe vários em um curto espaço de tempo. Nos últimos tempos, Chaves chegava a ter cinco episódios exibidos.
Os episódios semelhantes, que pareciam ser uma sobrevida ao seriado dentro da grade do SBT, não surtiram efeito na audiência. Isso se deve a má divulgação feita pela emissora.
Até o ano passado, tínhamos as exibições de Chaves e Chapolin em canais de TV por assinatura (TLN e Cartoon). Mas o TLN deixou a Oi TV e praticamente sumiu do line-up de canais fechados e o Cartoon Network deixou de exibir os seriados. No momento, apenas o desenho é exibido no Cartoon.
Fiz a seguinte pergunta a dois CHmaniacos:
– Chaves e Chapolin andam tendo um período de instabilidade no SBT. Você acha que a emissora está certa em dar um descanso ao seriado?
”Mais do que certa. Só ver os índices de audiência que vinham dando antes de sair do ar, algo longe do que esperavam. Só que a volta dos dois deve ser digna, né? Cadê os semelhantes que não passaram até hoje? É algo que eles devem considerar e se forem inteligentes, divulgam da maneira mais correta possível pra tentar levantar a audiência da emissora. E olha que a saída repentina do Chapolin que não durou nem um mês no ar esse ano foi uma tremenda falta de respeito” (Daniel Brito)
“Sim, mas por culpa dela mesmo que não sabe exibi-los. É uma emissora desorganizada, que não sabe administrar seus sucessos. São mais de 220 episódios, cerca que metade desses só foram ser exibidos há pouco tempo. Daria tranquilamente para exibir todos os episódios por ano e sem saturação, basta uma organização.” (Marcos Alexandre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário