O SUCESSO DE CHAVES NO BRASIL E NO MUNDO
NO BRASIL:
Em 1984, foi apresentado um programa qualquer e meio duvidoso. Mas ninguém poderia que um simples programa que veio por acaso se tornaria um grande sucesso. O programa veio por acaso, o SBT comprava novelas mexicanas da Televisa e então ofereceram um programa "enlatado" para a emissora, sem muito interesse o SBT comprou.
Chaves estreou no extinto programa do Bozo, os primeiros episódios foram "O Caçador de Lagartixas" e "Seu Madruga Sapateiro" apresentado às quartas e sextas. Desde entam passaram a ser reprisados consecutivamente.
Em 1987, Chaves foi para o horário nobre, às 8 da noite às terças e sábados. A audiência foi tão grande que em 1988 a emisora comprou um lote. Com episódios inéditos, passou a serem apresentados ás segundas, quartas e sextas, começava então o sucesso avassalador do Chaves no Brasil em meio a uma grave crise financeira do SBT. Em 90, o SBT compra mais um lote de episódios da série e passa a exibi-los todos os domingos, ao meio-dia em ponto. Enquanto isso, os episódios comprados anteriormente seguiam sendo exibidos de segunda a sábado em três horários: 12h30min, 18h e 20h30min.
Em 1999 e 2000, o fenômeno Chaves volta a ser comentado pela imprensa, após desbancar quase que diariamente o programa "Mais Você", da Rede Globo, apresentado pela até então recém-contratada Ana Maria Braga. Para evitar o confronto direto com o seriado Chaves, a emissora carioca decide trocar o horário do programa.
Em setembro de 2002, o SBT volta a transmitir o seriado em horário nobre, aos sábados, com o título "Chaves Especial". Os episódios exibidos eram cheios de cortes em cenas importantes, mas, mesmo assim, a audiência surpreendeu, com média de 16 pontos e picos de 18 no IBOPE.
A excelente audiência. No dia 5 de janeiro de 2004, o seriado Chaves é retirado da grade de programação do SBT. Em março, após vários protestos por parte dos fãs, a emissora do Sr. Silvio Santos volta a transmitir aos sábados. Porém, depois de um pouco mais de dois meses, a série mexicano novamente é sacada da programação, retornando pouco tempo depois. garantiu o seriado nas noites de sábado por um bom tempo.
NO MUNDO:
Roberto Gómez Bolaños era engenheiro, mas se deu conta que sua vocação estava nas letras.
Em 1970 estréia no México o novo programa de Roberto Gómez, se chamava Chespirito. Em esta primera etapa se apresentavam distintos equentes, entre eles "Chespirito" como faxineiro, garçom, empregado, etc. Os mais gravados foram "Chómpiras", "Chapulín Colorado" e o multipremiado " El Chavo del 8", que foi denominado assim porque apresentava se no canal 8.
Em 1973 El Chavo del 8 têm um éxito inesperado no México e na América Latina. Devido as exigencias do público adulto e infantil, "Chespirito" o Gómez Bolaños decidiu ampliar o espaço dedicado ao "Chavo del 8" para transformar-lo em uma série. Também "El Chapulín Colorado" se transforma em série.
Com Ramón Valdés, María Antonieta de las Nieves e Rubén Aguirre, que já havíam trabalhado com "Chespirito", começa a busca por novos atores. Primeiro, Roberto Gómez convida Florinda Meza, de quem já conhecia seu trabalho; Carlos Villagrán foi apresentado ao grande produtor por Valdés; Édgar Vivar decidiría dedicar-se a atuação e não a sua profissão de médico. Finalmente, entra Angelines Fernández, uma reconhecida atriz, e Horacio Gómez Bolaños, que teve pouca participação na série.
E assim de inicio uma grande travessia para Roberto Gómez Bolaños, que nunca imaginaria que aqueles anos 70 revelaria o criador de um dos programas humorísticos de maior audiência no México, na América Latina e em outras partes do mundo, como Espanha, Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário