quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Chiquinha
vamos falar um pouco da Chiquinha!

Prefere falar dela do que de mim?
Interpretada por Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha é a filha do Seu Madruga no seriado “Chaves”. Chiquinha é azucrinante e que tão chata que como ela não é ninguém. Ela é uma menina  nanica; sardenta;  banguela; de óculos.
A característica principal da Chiquinha, é que ela é uma menina muito esperta. Tanto é que ela inventa muitas histórias.
No decorrer dos episódios, a Chiquinha obteve quatro perfis:
A Chiquinha Mentirosa

Seu Madruga dá uma palmada para ela fazer a liçao de casa já
Dos episódios que eu assisti até o dia de hoje, o  episódio “Atropelamento” foi o que Chiquinha mais inventou histórias, mas ninguém acreditava se sim, não tomavam providências por falta de provas. Na cena em que o Seu Madruga pergunta a Chiquinha se ela fez o dever de casa, ela responde:
- O professor não passou dever hoje!
E o Chaves de dentro do barril:
- Passou sim senhora!
O Seu Madruga resolveu acreditar no Chaves e perguntou novamente se ela já fez o dever de casa:
- Eu ainda não terminei!
- E o que falta para terminar?
- Começar! (Pelo menos uma verdade).
Até o final do episódio a Chiquinha confessou uma mentira, que o Quico foi atropelado de mentirinha.

No episódio “Nem todos os negócios são negócios da China – Parte 2”, quando Quico grita com a Chiquinha, ela diz que vai contar pro Chaves para ele dar uma surra nele. Quico não se impressiona. A Chiquinha vai atrás do Chaves, mente que Quico está o procurando para quebrar a sua cara, mas ele está muuuuuuiiito ocupado. Então Chiquinha mente para Quico dizendo que o Chaves vai lhe arrebentar, mas o bochechudo se manda. Ele acreditou...

O que mais te chamou atenção: o frango usado, ou o mal olhado?
No episódio “A galinha da vizinha é mais gorda que a minha”, Chiquinha vê um frango na casa da Bruxa do 71 e pede ao Chaves para tentar tirá-lo dizendo que foi cozinhado por uma bruxa (nessas horas ela não tem medo da bruxa, não é mesmo?).

Claro, não vê que o frango foi feito por uma bruxa? Pois é, pois é, pois é, pois é!
Foi difícil, Quico consegue pegar o frango, mas Chaves o coloca no lugar porque tem que ir de quatro (engatinhando) e a Chiquinha pensava que ele tinha um cerebrinho bem pequenininho, mas ele não tem um cerebrinho. TEM UM CEREBURRO! OLHA SÓ QUE BURRADA! PORQUE FOI DEVOLVER O FRANGO?
Quico foi tentar repetir o que fez, mas foi flagrado pela Bruxa. Chaves então comprova o porquê de ter que ir de quatro. Ele vai lá e, ao invés de pegar o frango, pega outra coisa. Mas ele só queria dar uma beliscada na coxinha (por pouco o sbt não tirou esse episódio  do ar por essa cena representar um  tipo de desejo sexual.....).

Eu vou me sacrificar para que o meu papai não vire um sapo!
E quando a Bruxa do 71 foi levar o Seu Madruga até o frango, cadê? Será que caiu lá dentro da casa dela? Eles foram procurar lá dentro, mas foram mais além do que deveriam ir (do outro lado da janela). E chega o Chaves com o frango na mão. Viu como ele não é tão burro? A Chiquinha que o diga! Tomou o frango e foi comer sozinha! Mentirosa!!

A Chiquinha é tão apressada, que resolve chorar antecipadamente
No episódio “Já chegou o disco voador – Versão com a Chiquinha”, ela não mente exatamente. Ela finge que apanhou do Seu Madruga:
Sr. Barriga: Algo me deixou muito intrigado!
Chiquinha: Porque comeu muito trigo!
Seu Madruga: CHIQUINHA! CALA ESSA BOCA!
Chiquinha: Difícil seria calar as orelhas!
Seu Madruga: Um momentinho!
Sr. Barriga: Pois não, à vontade.
Seu Madruga se prepara para bater na poupança da Chiquinha, mas antes de encostar:
Chiquinha: HUAAAAAAAAAA! HUA! HUA! HUAAA!

Aonde dói?
E vai embora passando a mão no seu bumbum, mas Seu Madruga não fez nada com ela.
Uma coisa estranha nesse episódio, é que a Chiquinha vai embora mais cedo.

Calma que ainda estamos na metade da coluna
No meio do segundo bloco, Sr. Barriga bota a Chiquinha pra correr. Ela foi embora e não voltou mais.

Aquilo sobre a casa da Dona Florinda é uma lâmpada fluorescente?
No episódio, “A zarabatana”, ela utiliza à mesma estratégia nas 3 versões,[sendo duas versões do episódio “Chiquinha volta de Presidente Prudente”/conceição de itanháem]; sendo que nesses dois últimos, ela apanha do Seu Madruga no final. Pra quem não assistiu nenhum dos episódios com a Zarabatana, Quico descobre que o Chaves tem uma zarabatana e uma porção de chumbinhos e vai contar para a sua mamãe. Chaves dá eles para a Chiquinha para se esconder. Mais tarde, Chaves volta e pede a zarabatana e os chumbinhos de volta, mas Chiquinha mente para Chaves dizendo que Quico tomou dela e Chiquinha se esconde no alto da escadaria e atira no Chaves e ele pensa que foi o bochechudo. E vice-versa. Quando Chaves é atingido mais uma vez, parte a bochecha do Quico. Chiquinha dessa vez foi muito burra, pois atira mais um chumbinho no Chaves com Quico desmaiado. Lógico que ele descobriu. Agora ele foi inteligente! E o final você confere na foto acima, onde Quico rega ela e Chaves atira os chumbinhos com a zarabatana na perna dela (é raro ver a Chiquinha levar um banho e não chorar).

Um algodão é para mim! E o outro também!
E deixei para o final o episódio “Os pés de carambola”, foi o que me deu mais raiva dela. Chaves estava plantando um pé de carambola, para que nasça um milhão de carambolas, daí ele vai ter um milhão de carambolas, para ele vender um milhão de carambolas, vai ganhar muito dinheiro com um milhão de carambolas, para morar num lugar onde não haja ninguém que lhe bata. E no meio do terceiro bloco, Seu Madruga dá dinheiro para o Chaves comprar um algodão-doce e despedaça o algodão de sua própria filha. Nisso, Chiquinha diz ao Chaves que se ele colocar no vaso de terra a moeda que ganhou, nasceria um pé de dinheiro. Chaves corre para buscar o regador e Chiquinha pega a moeda que Chaves plantou. Depois, aparece Quico e vê ela tirar uma moeda do vaso. Ela disse que escondeu a sua moeda para dizer que perdeu e assim, conseqüentemente, ganhar outra.

Agora tenho duas moedas!
Quico adota a idéia e esconde sua moeda. E Chiquinha a mostra na figura acima. Já tem duas moedas.
Foi a cena que me deu mais raiva, pois foi a sua melhor mentira. E Quico corre para pegar a sua moeda e olha o que acontece:
Que sujeirada, hein? Volta o Chaves e ambos pensam que um roubou a moeda do outro. Chiquinha não resiste e começa a gargalhar. Quico percebe que faltam duas moedas e que Chiquinha tem dois algodões. 

Se Quico estivesse novamente na escadaria, apareceria de novo a lâmpada fluorescente?
E o final foi semelhante ao do a Zarabatana  mas, ao invés de Chaves usar a Zarabatana e os chumbinhos nela, usa a terra do vaso. Nesse a Chiquinha chora. A cena dos créditos é um algodão-doce plantado.
A Chiquinha apaixonada
Ela gosta do Chaves, apesar de tanta burrice que seus amigos deram de presente. Um exemplo é o próprio episódio do dia dos namorados. A Chiquinha prepara uma carta de amor para ele. Em meio a tanta confusão, os dois se abraçam no final e termina com uma linda música de amor. 
A Chiquinha solidária
No episódio do “Seu Madruga atropelado”, Chiquinha convida Chaves para lanchar, mas ele faz uma bagunça e ela só deixa ele levar o catchup, onde mais tarde seria usado para ser o sangue da brindadeira de atropelamento. Desta vez não teve lingüiça. Antes do final, ela dá toda as suas moedas para pagar o suposto funeral do Chaves.
Na primeira parte do episódio “O Desjejum do Chaves” Chiquinha dá toda a sua economia para pagar os ovos, que mais tarde Quico quebrou com a raquete.
Na terceira parte do episódio “Seu Madruga sapateiro”, ela prepara dois copos de leite para Chaves. Pena que, no segundo copo de leite, ele se confunde e toma cola.
A Chiquinha inteligente
Nos textos de Chespirito, as mulheres sempre foram mais inteligentes do que os homens e com a Chiquinha não foi diferente. Um exemplo disso é o episódio “O Curto Circuito”, onde Chiquinha corrigia as pérolas do Seu Madruga e as pérolas do Chaves. É o conhecimento dela com a Lemanha, digo, Alemanha (isso, isso, isso, Chiquinha).
O Jogo foi na Alemanha, só não me lembro qual das duas Alemanhas. Duas? É porque de um lado só tomam vodka e do outro cerveja.

Ahá!
Em “Uma Aula de Canto”, Chiquinha aproveita um deslize do professor:
Professor Girafales: Há três tipos de notas: as pretas, as brancas, e as redondas. As brancas valem o dobro das pretas!
Chiquinha: Racista! (Foto acima).

NÃO TENTE ROUBAR MINHA CENA!
Cansa de se ver dizer de que Chiquinha roubou a fala de muitos personagens, mas de alguns foram necessários. O episódio da Invisibilidade por exemplo, ela inventou uma fórmula para ficar invisível (outra mentira/mais embaixo eu vou falar sobre isso), mas, na versão sem ela, é Seu Madruga que enrola Chaves e Quico. Nota-se que nessa atuação dele, por a Chiquinha não estar nesse episódio, não teve muito a ver com o perfil dele nos episódios.

Olha, um bob de cabelo se soltou!
Uma coisa que eu gosto da Chiquinha é que ela enfrenta a Dona Florinda, que bate injustamente no seu pai.

Essa é a minha filha! Ela foi aprovada, mas fui reprovado! IIIIIIIIIIIIIHHH!!!!
Anime-se, Seu Madruga, pois a Bruxa do 71 te admira. Mas nunca é tarde para começar e parabéns, Maria Antonieta de las Nieves, pela sua grande personagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário