quinta-feira, 22 de outubro de 2015

No post anterior eu falei sobre as cenas engraçadas de o Chaves aparecer e/ou sair do barril, e dentre elas, uma tem a hipótese de ter sido um erro de gravação. Nessa atualização eu irei abordar um pouco de cada coisa, o que para mim são interessantes. Algumas curiosidades já contêm no nosso site, só que interpretada de uma outra maneira. Vamos a elas:

O Gato Atropelado - parte 2 (foto da direita)
Exatamente quando a Dona Florinda afirma que irá afundar o acusado, o Chaves morrendo de rir fala:
- Hi, hi, hi, ouviu isso Chiquinha? A Dona Florinda irá afundar no excusado.
Alguém sabe o que que quer dizer “excusado”?
No dicionário fala que “escusado” (com “S”) é um inútil, alguém que mostra um talento que todos já conhecem. Mas se o Chaves antes fala:
- Pra que que eu vou querer um papel de excusado se eu já fui agora há pouco?
Isso não tem nada a ver com o que eu vi no dicionário, e a partir disso alguns pensam em outra coisa (eu fui um deles) que Chespirito jamais usaria em seus programas.
E finalmente, acessando ao dicionário Espanhol-Português, o mesmo diz o seguinte:
Excusado - desculpado, desnecessário, “banheiro”.Permanece a dublagem original, e fica sendo banheiro.
E depois que a Dona Florinda fala:
- ... fez o animal de gato e sapato!
O Chaves pergunta;
- Kiko, seu gatinho usava sapato?
Ao que Kiko responde:
- Que eu saiba, não! Nisso ele tem razão, a senhora até expulsou ele da “cozinha”.
Em nenhum momento eu vi o Kiko entrar com o gato para dentro de casa. Será que, após ter ido para o outro pátio, o Kiko deu uma passadinha em casa entrando pelas portas do fundo com o massacote? (o meu rascunho  no Word, corrigiu para “mascote” hehehe...) É claro que não, as portas das casas são únicas e mesmo assim, o Kiko mesmo falou no primeiro episódio que foi para o outro pátio contar piadas pro gato e quando ia começar a contar a segunda piada, o bichano se mandou. Aí eu gostaria de saber se foi erro na dublagem ou se na versão original também foi a mesma afirmação.

Aqui está a lâmpada  pipipipipipi...
É Duro ser Eletricista
Um pouco antes de encerrar o segundo bloco, após o Chaves estar mais tonto do que ele já é, o Seu Madruga sai da sua casa com uma lâmpada. Em seguida, Chiquinha volta a perseguir Pópis e correm em volta de Seu Madruga. Logo, Seu Madruga também fica tonto, segura na mão do Chaves e mais tarde Chaves vai embora.
Detalhe: no momento em que o Seu Madruga dançava com o Chaves, a lâmpada havia desaparecido.Onde foi parar a lâmpada?
Uma possível hipótese seria de que quando o Seu Madruga estava sendo rodado, ele teria guardado no bolso da camisa para não deixar cair a lâmpada, enquanto as meninas corriam em sua volta.
E nessa cena:
Pópis: Eu tenho uma bola muito mais bonita que a sua!
Chaves: Não me interessa!
Pópis: Mas eu vou te mostrar!
Chaves: Eu não quero ver!
Madruga (de cima do barril): Chaves, me dá a lâmpada!
Ia dar a bolinha, mas volta:
Chaves: Eu não tenho interesse de ver a sua bola, jamais!
Pópis: Mentira, quer ver sim!
Madruga: Chaves, me dá aqui essa lâmpada!
Ia dar a bolinha, mas volta de novo:
Chaves: Eu não quero ver agora, não quero ver nunca!
Pópis: É mentira!
Madruga: Chaves! Ou você me dá a lâmpada, ou desço do barril e te quebro a cabeça!
E finalmente dá a bolinha! Ih!! Era para ter dado a lâmpada! O final você já sabe!
Essa cena não foi muito boa por sabermos que o Chaves ia se enganar e dar bolinha, já que ele fez isso três vezes seguidas.

 Matando Aula no Domingo
 o pessoal considera como o episódio menos curtido:
Depois de chegarem na vila, as crianças resolvem faltar no dia seguinte. No finalzinho, Chaves se aborrece com o Nhonho e com a Chiquinha e resolve contar para o professor qual foi a causa, o motivo, a razão e a circunstância de terem faltado a aula:
Chaves: Professor! Sabe porque não fomos na escola, o Nhonho, a Francisquinha, e eu?
Professor: Sim! Porque hoje é domingo!
Como as crianças resolveram faltar a aula no dia seguinte, então naquele tempo haviam aulas no sábado. Mas, e se for um fruto da dublagem?

Primeira Pichorra
A Festa da Amizade
Aí é o seguinte, essa foi a primeira pichorra. O Chaves derrubou e o Seu Madruga vai comprar outra, que é parecida com a primeira, e ele a leva para casa.
O Sr. Barriga, que já tinha aparecido na vila, volta com uma pichorra totalmente diferente. O Chaves a derruba da mesa de novo, só que com ele junto.
O Sr. Barriga vai na casa do Seu Madruga buscar a que o pai da Chiquinha havia comprado e o Seu Madruga prende-a na corda.
Detalhe: a pichorra que o Sr. Barriga traz da casa de Seu Madruga é igual a que o Chaves acabou de quebrar. O que aconteceu com a outra pichorra? Aquela, que era parecida com a primeira.E outra, se o pátio da vila não tem teto, onde a pichorra foi amarrada? É porque em alguns episódios eles consideram o pátio como coberto. Por exemplo, em Seu Madruga Fotografo p.2, o Chaves tira uma lâmpada do pátio da vila. Não é na entrada como em É Duro ser Eletricista, mas sim próximo a casa do Seu Madruga.

Menino bem gordo
A Casa da Bruxa
O Kiko senta no caixote próximo a casa do Seu Madruga, depois de Chiquinha chamá-lo de galinha, e quando o Kiko se levanta aparece um ovo no caixote.
Mas tarde a Dona Florinda lhe pergunta se ele comeu o ovo cozido que ele levou para a escola e esse mesmo ovo já estava com o Seu Madruga. Depois que a Dona Florinda dá-lhe uma bofetada e toma o ovo do Seu Madruga, o Kiko chama-o de gentalha e quebra o ovo, que estava cru, em sua camisa. Nesse momento, a Dona Florinda avisa, da casa dela, que o ovo cozido estava lá e que ele tinha levado para a escola um ovo cru.
Ele levou realmente para a escola o tal ovo?
Como esse ovo foi parar no caixote do pátio?
E se o ovo cozido estava em sua casa... o Kiko é o galinha! 
Uma Aula de Canto
A música Que Bonita a sua Roupa tem na quarta estrofe:
A Pópis é muito boba;
Pra Dona Clotilde só falta uma escova!
Está esquisito! É que, na música original, “escoba” quer dizer vassoura no castelhano. Eu não creio que tenha sido burrice da dublagem, e sim um respeito à personagem que faz tantos bens ao Seu Madruga.
O pirulito fica verde de longe
As Crianças Jogam Futebol
No final do segundo bloco (cenas das fotos acima), Chaves vai bater um pênalti, Kiko não agarra a bola e o Nhonho recebe uma bolada. Um pouco antes, a Chiquinha trouxe um pirulito para ser um microfone (hilária a cena em que Chaves pede para ele ser o coronista, mas a Chiquinha lhe dá um não e Chaves fica todo encabulado, a Chiquinha pergunta onde está o Kiko e o Chaves não responde a ela) e antes do chute, o pirulito estava colorido. Mas quando a câmera fica de longe, o pirulito fica todo verde. No terceiro bloco, a câmera se aproxima de novo e o pirulito volta a estar colorido.
Quando criança, eu acreditava que era por causa da distância, se bem que, se o episódio for bem antigo, pode até ser mesmo a distância. Mas vamos supor que eram dois pirulitos diferentes.
Para ficar verde e depois voltar a ser colorido, o mais provável é que a gravação (não a exibição) tenha sido feita fora de ordem. Como assim? É que, provavelmente, foram filmadas as narrações primeiramente, que foi com o pirulito colorido, e depois foi filmado o desfecho do segundo bloco, já com o pirulito verde. As gravações salteadas são bastante comuns nas novelas da Globo, por exemplo,  Mulheres de Areia aparece a Raquel (Glória Pires) com um vestido e em seguida aparece a Ruth (Glória Pires) com outra roupa. Volta a mostrar a Raquel com o mesmo vestido e depois volta a mostrar a Ruth com a roupa que estava usando. A atriz trocava de roupa toda hora? Claro que não, simplesmente as cenas com Raquel usando aquele vestido eram gravadas até os cafundós do Judas e em seguida é que passa para a roupa da Ruth. E observe que, mesmo filmando fora de ordem, a exibição  fica bem feita, sem nenhuma falha.
Chiquinha e Dona Neves não tinham esse problema pelo vestido ser praticamente o mesmo (não em todos os episódios) e em caso de o da Dona Neves ser diferente, por ser grande, era possível usá-lo por cima.
Será que não foi isso que aconteceu com o episódio da Pichorra, onde na cena em que o Seu Madruga compra a pichorra tenha sido feita após o Chaves quebrar a segunda no final do segundo bloco? Já que a pichorra que cai em cima do Seu Madruga foi aquela que o Chaves tinha quebrado no final do primeiro bloco. 

Seu Madruga começa a ficar "invisível"
A Invisibilidade
 eu gostaria de saber se houve corte no meio da cena. Estou falando do balde que o Seu Madruga pintou. Vejam a cena em que a Dona Florinda pergunta ao Kiko:
Dona Florinda: Jogou o lixo como eu te pedi?
Kiko: Sim, mamãe!
Dona Florinda: E onde está o balde?
Kiko: Eu volto logo!
E vai na rua buscar o balde. Apesar de esta cena estar perfeita, lembrem-se que, com o SBT, tudo é possível. Estou totalmente desconfiado de que possa ter passado uma serra elétrica de um complô de SaBoTagem e ter feito o seu trabalho. Quando o Kiko esquece de fazer alguma coisa do que a sua mamãe acaba de perguntar, ele enrola. Por exemplo o do ovo cozido:
- O ovo?
- Sim, o ovo?
- Cozido?
- Sim, o ovo cozido que você levou!
- Bem é... o ovo?
- SIM!
- Sim é... cozido?
- É! Você comeu ou não comeu o ovo cozido que você levou?
Eu rio muito dessas cenas do Kiko também, assim como yo estoy riendo agora! Voltando a cena, e quando a Dona Florinda vai dar o balde de lixo para ele jogar:
- Por favor, Tesouro, jogue isso na lixeira lá da rua!
Burro do jeito que ele é, o Kiko deve ter pensado que era para jogar tudo, até o balde! Então a cena, caso tenha sido cortada, poderia ser assim (o que está em negrito, foi incrementado):
Dona Florinda: Jogou o lixo como eu te pedi?
Kiko: Sim, mamãe!
Dona Florinda: E onde está o balde?
Kiko: A Senhora não mandou jogar na lixeira lá da rua?
Dona Florinda: Sim, eu mandei você jogar o lixo que estava no balde! A onde está o balde?
Kiko: O balde?
Dona Florinda: Sim, o balde!
Kiko: De lixo?
Dona Florinda: Sim, onde está o balde que eu mandei você jogar todo o lixo dele?
Kiko: Está no... o balde?
Dona Florinda: SIM, TESOURO!
Kiko: Tá lá na... é... de lixo?
Dona Florinda: Não me diga que você jogou o balde também na lixeira lá da rua, Tesouro?
Kiko: É... bem... é...
 eu volto logo!
Mas como eu falei, a cena está perfeita. E se não foi cortada, o mais provável é que Chespirito tenha preparado essa cena com algo semelhante, mas na hora da gravação, sem querer querendo, eles não gravaram.

Recados TrocadosNo início do terceiro bloco, do lado de fora da vila, quando o Professor  estava indo embora, chega Dona Florinda dizendo:
- E LEVE ESSAS PORCARIAS DE FLORES!
A câmera fica focalizando a porta de entrada ao pátio da vila, nisso chega o Kiko com o Chapéu do Mestro Lingüiça:
- E TAMBÉM ESSA PORCARIA DE CHAPÉU!
Detalhe: O Kiko vem do lado direito do pátio, e a casa da Velha Carcumida, digo, da Dona Florinda fica do lado esquerdo do pátio! O que que o Kiko fazia com o chapéu do professor do outro lado do pátio? Eu acho que na hora do ator entrar em cena, ele ainda estava nos bastidores.
O Escorpião parte 1 e parte 2
Na foto acima, os frascos e os escorpiões são diferentes, isso já estamos careca de saber. Mas uma outra observação feita  é de que, no primeiro episódio, Chiquinha estava com um capuz e no segundo sem ele.
Não acho que os dois episódios se passavam no mesmo dia na escola. Já que o Professor fala no finalzinho do primeiro:
- Agora não dá mais tempo e se quiser saber o que vai acontecer com o escorpião não deixem de assistir...
E por aí vai. Falando assim, deu-se a entender que acabou a aula, e que no episódio seguinte era outra.
Santa IgnorânciaO Professor estava fazendo a chamada:
Professor: Nhonho? Nhonho? Onde está o Nhonho?
Nhonho:Presente, querido professor! E desculpe ter chegado atrasado, é que não queriam me deixar entrar no metrô.
Chaves: Não queriam deixar porque não pode entrar “canoa”!
Nhonho: Olha ele, viu, Olha ele!
O que que uma canoa tem a ver com o que o Nhonho é? Se fosse um bote (daqueles infláveis) até que ia, mas uma canoa?

Onde foi parar a pílula de polegarina que o Edgar cuspiu no episódio em que a cabeça dele ficou entalada no teto, em Chapolin?
Natal na Casa do Sr Barriga
No final do segundo bloco do segundo episódio, começa a briga; no terceiro episódio, por estar no natal (creio eu), eles estavam de bem; no quarto episódio, já estavam brigados de novo.
Se tivesse sido por causa do natal, não estariam brigados novamente no quarto episódio. No terceiro episódio, o Nhonho não aparece e a mesinha não estava no tapete da sala. E outra, no segundo episódio a Bruxa do 71 disse que estava fazendo um bolo, mas só no quarto episódio que o bolo fica pronto. E no quarto episódio, após o episódio do natal, as crianças falam para Dona Florinda que, na escola, o professor estava com a cara que ela estava fazendo. Foi greve que resultou em aulas no mês de dezembro?
Uma hipótese levantada e já desmentida era de que quatro episódios era só no Brasil, e que Chespirito gravou, na verdade, quinze episódios, já que a Turma do Chaves iria passar 15 dias na casa do Sr. Barriga.
Observe que, no final do terceiro episódio, o Chaves não fala "Se quiserem saber como termina tudo isso, não deixem de assistir ao nosso próximo programa, no mesmo horário, e no mesmo canal". E, no final do primeiro bloco desse episódio, a Dona Florinda responde à pergunta da Chiquinha:
- É com “C” de coruja!
E a imagem fica congelada. Não seria, aí, o convite para não perder o próximo episódio? Se por acaso a seqüência for essa mesmo, e que não há mais nenhum episódio na casa do Sr. Barriga, poderia ter sido um equívoco no roteiro. Assim como a idéia era para ser do jeito que eu falei, mas a gravação foi salteada e esqueceram de organizar.
Falando sério agora, se foi como é exibido, devemos levar em consideração que, naquele tempo, eram comuns esses tipos de falhas, o que deixam interessantes as cenas dos episódios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário