Para começar, acho que isso nem precisava ser falado: não devemos acreditar totalmente em nada que lemos em revistas, jornais e na internet. As pessoas devem ter seu próprio ponto de vista e ser críticas, ao invés de acreditar em tudo. Acabei de postar erros que foram encontrados em uma matéria sobre “Chaves” publicada no portal R7. Mas erros muito piores aconteceram numa outra nota, quase absurda, postada num site chamado Boa Informação.
Me refiro à matéria “CAIU NA NET: Fotos inéditas da turma do Chaves“.
Até o título é falso:
– “Caiu na net”: título sensacionalista.
– A foto que ilustra a reportagem não é nem um pouco inédita.
– As demais fotos, essas sim são de bastidores, ainda assim, não são inéditas.
O site publica nessa matéria chamativa e relativamente falsa uma foto de um episódio do Programa Chespirito gravado em 1980. Nada demais. Apenas um screen/print/reprodução de uma cena de um episódio, que fora tirada do canal El Líder, de Honduras. Mas, a matéria diz “Fotos são de bastidores e visitas a lugares públicos no México de toda a turma do Chaves.”
Além de mal escrito, a foto não é de bastidores, é um trecho da própria gravação do episódio. (Vale levar em conta que as fotos abaixo do texto, essas sim são de bastidores).
O autor diz “Ainda não sabe da onde veio todas essas fotos, supostamente as fotos são ligadas a alguém que trabalhava diretamente com os atores da Turma do Chaves. As imagens mostram os atores em um momento de descontração e também atendendo aos seus milhares de fãs.”
Mas, eles não estavam atendendo nenhum fã, apenas gravando o episódio. E, como já dizemos, a foto é de um episódio em si, e não de alguém que trabalhava diretamente com os atores.
Alguma pessoa deve ter encontrado essa foto e pensou “vou inventar um boato em cima dela e ganhar visitas em meu site”. Lembrando que nos referimos à foto que ilustra essa matéria e não às de baixo da página. As de baixo da página são de bastidores, mas não são inéditas.
Tenha senso crítico e não acredite bobagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário