O castigo vem a cavalo: Pintura surrealista, B grande e B pequeno, os Astecas,Vale do México, Maltacevada, Colombo, Gênova, Cortés e a árvore da Noite Triste.
Hoje vamos comentar sobre outro episódio da escolinha do Professor Girafales: “O castigo vem a cavalo“, de 1976. Chaves, Chiquinha e Kiko são os únicos da sala que ficaram de recuperação. Girafales convoca um exame, que é a última oportunidade para que as crianças possam passar de ano. Os pais dos alunos são convidados para assistir as provas, porém, a ajuda de Seu Madruga e Dona Florinda aos filhos pode significar o cancelamento do exame.
As provas começam de maneira tranquila, com um exame de desenho, tema livre. Chiquinha desenha o Professor Girafales, que tem o umbigo na altura dos (seus) olhos. Kiko tira sarro do professor, não desenhando nada e justificando que era uma “vaca comendo num pasto“, sendo que o pasto a vaca comeu e esta foi depois ao banheiro. Ainda assim, não foi reprovado. Dona Florinda justificou o papel em branco dizendo que fazia parte da pintura surrealista.
O Surrealismo foi uma evolução do movimento artístico denominado “dadaísmo”. Em 1924 o poeta André Breton – adepto e experimentador dos métodos psicanalíticos de Freud – publicou em Paris o primeiro manifesto do novo movimento artístico. Este propunha aos artistas e escritores a manifestarem seus pensamentos de uma maneira livre, espontânea e irracional; que deixassem as manifestações do subconsciente aflorarem, sem qualquer interferência de reflexão intelectual, por mais absurdas e ilógicas que pudessem ser. O subconsciente é o marco do surrealismo. Chaves desenhou uma chimfurímpula, “uma coisa que ele inventou”. Professor Girafales concoda com o menino que o desenho “ficou igualzinho”. Mas deu 6. Chaves rebate que pela exatização deveria tirar dez.
Após a checagem dos desenhos, começa a prova de Linguagem. Chiquinha entra em dúvida e pergunta “quem? eu?” após o Professor Girafales lhe perguntar dois pronomes, e assim, acaba ficando sem querer com o único dez do exame. Para Kiko, Girafales pergunta “com que B se escreve a palavra balaço“. Piada frequente no seriado “Chaves”, também utilizada por exemplo na saga dos Hóspedes do Sr. Barriga (“com que B se escreve bicicleta?”), muitas vezes não é compreendida pelos brasileiros. Isso acontece porque em espanhol o som das letras “b” e “v” tem pronúncia idêntica. No idioma original da série, a pergunta é se a palavra começa com a letra B ou com a letra V. Como ficaria sem sentido em português, a dublagem daqui decidiu usar isso de “B grande” ou “b pequeno”, semelhante a perguntar se a palavra é um nome próprio, com inicial maiúscula, ou se começa com letra minúscula. Balaço é um tiro de bala.
Pela duração e explicação, começa a parte do exame que parece ser a mais importante: a de História. Chaves rouba a cena para explicar sobre os astecas, que encontraram uma águia comendo uma serpente. Esse fato aconteceu e teve importância para a cultura asteca, que estendia-se pelo vale do México, o litoral do Golfo do México e do Pacífico, a península de Tehuantec e parte da Guatemala. Os astecas são herdeiros da cultura tolteca. Segundo a história, reconstruída a partir dos códices que foram encontrados, sete tribos astecas procedentes do nordeste do México estabeleceram-se em Coatepec e perto do lago Pátzcuaro. No século XII, dirigiram-se até o vale do México. Em sua fuga pelo lago Texcoco, depois de um enfrentamento de tribos, viram numa ilha, uma águia comendo uma serpente. Foi esse o lugar que escolheram para fundar, em 1325, a sua capital: Tenochtitlán, a atual cidade do México.
A aula segue com perguntas sobre as tribos que habitavam o Vale do México. O Vale do México é um planalto de elevada altitude no México central, cuja localização coincide aproximadamente com o atual Distrito Federal e com a metade oriental do Estado do México. Rodeado por montanhas e vulcões, o Vale do México foi um local central para várias civilizações pré-colombianas incluindo os Teotihuacanos, toltecas e os mexicas. O antigo termo mexica ‘Anáhuac’ e a expressão bacia do México também são por vezes utilizados para se referir ao Vale do México.
Chiquinha responde que a principal atividade asteca era a guerra. O “tobogã de salto alto” pergunta quem foi Gualtermo Maltacevada, provavelmente se referindo à Cuauhtémoc, o último governador Tlatoani Asteca de Tenochtitlán e o último imperador asteca. Seu nome significa “águia que cai” na língua Nahuatl (cuauhtli significa águia; temoc, declinante), podendo também ser interpretado como “sol se pondo”. Cuauhtémoc foi torturado, tendo seus pés queimados no fogo. Mesmo assim, recusou a revelar qualquer informação sobre os tesouros que os espanhóis cobiçavam. A piada da cerveja feita por Chiquinha ocorreu por causa da Cervecería Cuauhtémoc, uma cervejaria mexicana reconhecida tanto no México como em outros países.
Novamente Chaves se levanta para comentar fatos históricos, dessa vez sobre Colombo. Cristóvão Colombo (República de Génova, 1451 — Valladolid, 20 de Maio de 1506) foi um navegador e explorador genovês, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da América. Empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objectivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central.[8] Segundo Girafales, Colombo acreditava que a Terra era redonda porque sabia que as laranjas eram redondas por verificar alguns fenômenos, como o de que os barcos pareciam sumir no horizonte e ao verificar a sombra da Terra projetada na Lua.
Colombo nasceu em Gênova (ou seja, ele era genovenho!) . A República de Gênova (mais precisamente Sereníssima República de Gênova) foi um Estado independente situado na Ligúria, no noroeste da Península Itálica. Segundo brilhante dedução de Chaves, ele deixou sua cidade porque não podia levá-la no barco.
O professor pergunta a Kiko quem foi o conquistador do México. Sem saber a resposta, começa chutar vários nomes, que na dublagem brasileira são: Tarcísio Meira (ator), Chiquinho Scarpa (um socialite brasileiro, conhecido por ser um playboy, sempre presente nos meios de comunicação e em festas da elite paulista. É famoso também por se envolver em diversas polêmicas, principalmente com suas várias ex-mulheres, Jece Valadão (ator e diretor brasileiro) e os personagens Chapolin Colorado e Pantera cor-de-rosa (personagem criada por Blake Edwards, Friz Freleng, Hawley Pratt e Manu Kumar.
Girafales pergunta “quem chorou na árvore da noite triste”. A Noite Triste (em espanhol La Noche Triste) foi um episódio da conquista do México pelos espanhóis, em que esta foi quase interrompida na capital asteca Tenochtitlan, e em que o próprio Hernán Cortés (“o conquistador do México”) quase perdeu a vida. A primeira coisa que Cortés fez depois de colocar o primeiro pé no México foi colocar o outro, digo, fundar a Vila Rica de Vera Cruz.
Seu Madruga vai à frente da sala para fazer uma demonstração. O professor compara pontos de seu rosto com parte do globo terrestre. Ao dizer que de manhã cortou as Antilhas, acaba sendo o único merecedor das orelhas de burro na aula. Chaves diz que o nariz do Seu Madruga podia ser comparado com a Espanha, porque na Espanha há crianças, “crianças tem o nariz escorrendo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário